sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Tido como Cientista do Século XX, Lovelock prevê: o mundo vai acabar - Leiam!


James Lovelock é um dos cientistas mais renomados do século passado. Autor da Teoria de Gaia*e respeitado defensor das causas ambientais, recentemente contemplou a revista Rolling Stones com uma maravilhosa matéria de cinco páginas. Lovelock foi catastrófico. Para ele, já são irreversíveis as conseqüências decorrente das mudanças climáticas.

Como Stephen Hawking, Lovelock tornou-se popular pela maneira clara como expõe seu conhecimento. Rei das metáforas, afirmou para Jeff Goodell (o repórter) que a humanidade “parece estar num transatlântico, navegando, feliz e tranqüila, pelas Cataratas do Niágara – sem saber que o motor entrou em pane”.

Lovelock pode ser exagerado ou alarmista. Porém, seria imprudente e descabido ignorar e não refletir sobre as afirmações de quem passou a vida surpreendendo o mundo com suas teorias e invenções.

Nosso popular cientista pede uma mudança abrupta e radical dos saberes e do comportamento humano. Com 88 anos – e nada senil – mora numa casa no sudoeste da Inglaterra, mas continua escrevendo livros, como seu último “A Vingança de Gaia”, ao qual recomendo.

O fato de prever o pior não significa que Lovelock queira desestimular a humanidade, muito pelo contrário. Ele acredita que por conta disso não há outra saída a não ser se mexer.

Para ilustrar seu pensamento, ele usa de seu maior trunfo, as metáforas, para comparar nosso futuro a um acidente ocorrido há anos atrás, em que um tanque de combustível de um avião explodiu, lambendo a máquina com fogo: “havia tempo para todos os passageiros se salvarem. Mas muitos ficaram parados, paralisados de pânico. Outras saíram, pulando os imóveis. E assim será com o nosso grande desafio: muitos ficarão parados, mas os que reagirem levarão em frente a civilização”.

Denorex. Parece, Mas Não É


WAR IN RIO
Se você adorou a idéia e não se aguenta de vontade de jogar, parabéns! Você é o público alvo de War in Rio. Por outro lado, se você achou esta idéia ofensiva e de mal gosto, merece mais aplausos ainda, pois é este o verdadeiro objetivo do designer Fábio Lopez, o criador deste falso entretenimento. www.jogowarinrio.blogspot.com

A impunidade banaliza a violência que a injustiça social patrocina - e a passividade mantém tudo em seu lugar. Usar de irreverência para discutir assuntos sérios é uma estratégia de atingir mais pessoas, e de mobilizar os meios de comunicação para debater o que não deve ser apenas noticiado

O objetivo do projeto é gerar uma discussão através de uma proposta cínica de diversão.
Pegando carona no fenômeno de massa ‘A Tropa da Elite’, a idéia é perguntar ao cidadão carioca se ele acha que esse tipo de entretenimento combina com pipoca ou com uma reflexão profunda sobre a realidade de sua cidade.
Por outro lado é também um jogo bem planejado e realizado: uma paródia irresistível para os amantes do clássico e politicamente incorreto passatempo de guerra. No lugar de invadir Moscou, conquistar a África ou aniquilar os exércitos brancos, que tal invadir a Cidade de Deus, conquistar a Baixada ou eliminar o Comando Vermelho?
Bem diferente da proposta do Counter Strike Rio. http://pixel.valve-erc.com/review.php?id=171

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Bem-Vindos*




Inspirado no ilustre Barão de Itararé(charge acima), apresento-lhes este pretensioso blog. Bom,... como dizia o mestre, “de onde menos se espera, daí é que não sai nada”. A frase talvez defina o Sem Serifa (calma!).

Comprometemo-nos e aventuramo-nos (Bruno e Francisco) a falar de temas triviais e relevantes. Ora seriamente, ora comicamente. Afinal, “o mundo é redondo, mas está ficando chato”. E chato é o último adjetivo que gostaríamos de receber.

Mas fiquem à vontade. Sua presença é nosso canal de retorno, bem como acontece na TV, “ a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana”. Não seremos tão imbecis quanto a TV. Pelo contrário. Refletiremos também sobre os problemas do país. Este “Brasil que é feito por nós. Só falta agora desatá-los”.

Bem verdade que “pobre quando mete a mão no bolso, só tira os cinco dedos”. Mas esperamos que o blog tenha boa repercussão, mesmo não sabendo ao certo onde estamos nos metendo . A partir de hoje, sejam Bem-Vindos.



*todas as citações foram emitidas pelo Barão de Itararé.