sábado, 9 de fevereiro de 2008

Rio de Janeiro - The City of Splendour



Aos saudosistas de plantão, o Rio em 1936. O filme, resmaterizado e colorido, apresenta-nos o Rio antigo. Um Rio, do alto, tão lindo quanto o de hoje, mas que pela objetiva de James Fitzpatrick revela-se muito mais virtuoso.

A cidade sem a esquizofrênica correria do centro, sem a fétida sujeira nas ruas, rica em opulentas construções imperiais que sucumbiram aos elefantes de cimento verticais. Como diz a música de Alcione, maranhense, "eu quero o Rio Antigo de volta".

Um vídeo para encher de orgulho qualquer carioca, que, a despeito do descaso e da ineficácia política, desperta, mais uma vez, para sua contemplativa cidade.

Eis um Rio calmo, limpo e bem cuidado. A seguir, "O leão ruge e a cidade entra em cena, cheia de encantos mil", como bem marcou Carlos Albuquerque, no lead de sua boa matéria em O Globo.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Fazer CPI ou não, eis a questão.

Apesar de o governo ter tomado à frente na corrida pela CPI para investigar gastos corporativos do governo, deputados de oposição mantêm os esforços favoráveis a um inquérito parlamentar misto sobre o mesmo tema.

O grupo integrado pelos deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP), Raul Jungmann (PPS-PE), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Fernando Gabeira (PV-RJ) continua coletando as assinaturas nas duas casas do Congresso.

“Vários partidos políticos estão envolvidos na tarefa de criar uma CPI com 17 senadores e 17 deputados com verdadeira capacidade de investigação”, disse Sampaio nesta quinta-feira (7).

“Não aceitamos uma investigação que não vai levar a nada senão desviar o foco da investigação que é o gasto com cartão corporativo (...) Se o presidente quer investigar, porque não uma CPI mista. Seria como se a base na Câmara dissesse que não tem capacidade de investigar deixando só com o Senado.”, acrescentou.


globo.com

Fazer CPI ou não, eis a questão.

Para entrar no clima da enquete

SÃO PAULO - O presidente do Senado, Garibaldi Alves, disse nesta sexta-feira, 8, que o Senado e a Câmara dos Deputados não podem viver só de CPI. Ele foi questionado pelos jornalistas a respeito das assinaturas que estão sendo colhidas nas duas Casas do Congresso para instalação de comissões parlamentares de inquérito destinadas a investigar os gastos do Executivo com cartões corporativos.

Garibaldi alertou que o Legislativo tem muito mais atividades a desempenhar do que se dedicar apenas a fazer investigações mediante comissões de inquérito. Entre essas funções, ele mencionou a reforma tributária, que considera essencial para modernizar a atividade econômica do País.

"Se a CPI vai ser realizada ou não, vai depender da decisão daqueles que vão assinar o requerimento de instalação, mas quero fazer essa advertência: a Casa precisa não apenas se dedicar à CPI, ou às CPIs, mas se dedicar também a outras tarefas. Afinal de contas, a CPI corre um risco, o risco de que, se ela não for bem sucedida, comprometerá até a credibilidade da instituição", ressaltou.

Estadão

ENQUETE

Bom. Como estava a muito tempo longe deste blog (apesar de acompanhar diariamente as precisas observações do Chico), resolvi voltar calmo, devagar.

Para dar início, proponho uma enquete neste blog que servirá não apenas para o entretenimento e estimular debates, mas também será um termômetro da participação popular do SemSerifa.

A questão é:
Deputados e Senadores devem, ou não, participar/propor CPIs tão assiduamente?

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Buy a drink of Coke



De 1971. A Coca tentava parecer mais simpática, deixando sua imagem de bebida aristocrática - para brancos. Então fez o que é considerado "seu melhor comercial". O jingle obteve tanto sucesso que figurou entre as músicas mais pedidas em algumas rádios dos EUA.