terça-feira, 18 de março de 2008

Defendendo o Gerúndio

Que raiva toda é esta que cai sobre o gerúndio? Que mal faz ele à nossa língua, e, principalmente, por que todos os manuais de jornalismo explicitam: “Gerúndio, nunca. E nunca significa nunca”. Armando Nogueira dizia assim, “o desespero é que o meu nome é um gerúndio...Armando !”. Coitado dele. Tem de conviver com esta infâmia, esta mancha encardida em seu nome.

Intrigado com esta perseguição, perguntei a Deus (Google): “O que há de errado com o gerúndio?”. Deus me iluminou com alguns milhares de resultados.

Aparentemente, a culpa é do telemarketing (sempre o telemarketing...). E, de fato, senti arrepios quando li: (leia com o nariz tapado, por favor. O efeito será devastador)
"Vou estar transmitindo o recado ao doutor fulano";
"Vamos estar remetendo uma segunda via do documento pelo correio";
"Vamos estar encaminhando o seu caso à nossa gerência administrativa";
"A gerência vai estar estudando o seu caso";
''Um minuto, que eu vou estar transferindo a ligação".

Bem, neste caso, concordo. O gerúndio é uma tradução mal feita do inglês “ing”. I will be sending, You will be comming... Mas nem sempre será desta forma.

Por exemplo: em português lusitano, diz-se: “Óh, gajo, eu estou a fazer o que me pede.” Ao contrário, no gerúndio dizemos: E aí, mermão, eu estou fazendo essa parada aí.

É verdade que o vocabulário e o coloquialismo destes nossos personagens são bastante exagerados. Entretanto, estamos vendo (estamos a ver) um exemplo claro de um gerúndio inofensivo. Ele não machuca os ouvidos, não morde e não é um empréstimo mal feito da língua inglesa. Muito pelo contrário, ele é uma modificação natural do português brasileiro que o difere de seu parente europeu.

Portanto, Armando, não se sinta mal. Os manuais de jornalismo é que são muito intransigentes.

3 comentários:

Babi disse...

Meu caro, estarei discordando da sua opinião.

Acho que a crítica que se faz é ao gerundismo desnecessário, e não ao gerúndio em si.

Assim, em vez de: "Vamos estar mandando", pode-se muito bem dizer "Vamos mandar". Em vez de "Estarei ligando", "Ligarei".

O que verdadeiramente irrita são aqueles que, insensivelmente, aplicam o sentimento de ojeriza ao gerundismo a todo e qualquer gerúndio.

O gerúndio é lindo e deveria exprimir qualquer ação que ocorra em um tempo contínuo. Nesse momento, estou escrevendo a presente resposta ao seu post. Daqui a poucas horas, estarei andando da minha casa à Pontifícia.

Mas não vou estar esperando a sua réplica.

Bruno Macchiute disse...

Opá! a ouvidoria do Sem Serifa estará recebendo a sua crítica.

Sério. Meu problema é com os manuais que reiteram: Gerúndio, nunca. Esta generalização é que é uma merda.

Anônimo disse...

moro em portugal fazem 6 meses.

o geru'ndio e' tudo que tenho.

minha alma, meu ämago, meu cerne.

a voltar pra casa, e' o gerundio que me abracara' e, no seio da pa'tria amada, bebendo num buteco, sei que estarei em casa.