quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

CPM... o quê?

Era ano de 1997, FHC no comando, e a CPMF arduamente defendida pelo PSDB e PFL e atacada pelo PT, não com menos afinco. Dez anos depois e – acreditem – as posições se inverteram: PT apóia; PSDB e DEM a demonizão. O PMDB, para complicar, dividido.

Alguém consegue me explicar?

Bom, no fundo, toda esta extenuante discussão sobre a CPMF é esclarecedora. Se, hoje, alguns poucos políticos conseguem manter sua dignidade, os partidos estão todos contaminados. São farinha do mesmo saco, leite da mesma empresa. E quem defende um ou outro, para mim, é ignorante – ou politizado demais. No fundo, todos têm a mesma proposta, todos NÃO têm proposta alguma.

A flexibilidade ideológica da classe política brasileira é revoltante e entorpecente. Só evidencia cada vez mais que “esquerda” e “direita” se confundem. São oposição por ser oposição e situação por ser situação. O que é benéfico para o país não está em discussão. O importante é sempre derrubar o rei. Destronem o Álamo!

Renan Calheiros, por exemplo, foi Ministro da Justiça de FHC (1998 e 99) e líder do Senado de Lula. Renan não era de esquerda nem de direita. Renan é “de Renan”, que é “de Sarney”. Ele, como se vê, já esteve dos dois lados – que mais parecem estar no centro.

E isso, alguém consegue me explicar?

Nenhum comentário: