quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Enquete, CPI, WEB 2.0 e Panóptico.

Meu deus, mas que título longo

Para melhor elucidá-lo, vamos por partes

A voz do povo diz “Sim” à CPI. Eu, ao contrário, disse não, junto com mais duas pessoas. Outros foram mais pragmáticos; votaram que "Não importa quem faça, contanto que faça bem". Infelizmente esta é a opção que, com certeza, não ocorrerá

Até aí tudo bem, mas por que raios o título diz WEB. 2.0 e Panóptico? Respondo: porque estes conceitos se misturam muito bem e são importantíssimos na era do “jornalismo virtual".

Um panóptico consiste em uma organização na qual um indivíduo é o centro das atenções, enquanto o resto fica impossibilitado de enxergar uns aos outros. Podemos encontrar exemplos de panópticos em quase todas as situações diárias.

Uma sala de aula na qual todos os alunos estão voltados para o professor e não podem se comunicar entre si; A televisão, pois representa um diálogo no qual somente o apresentador do programa pode falar – o espectador fica quieto e escuta; Uma prisão, pois o guarda vê a todos os prisioneiros, mas os prisioneiros não podem se ver; Um jornal, pelos mesmos motivos anteriores;... e por aí vai.

A internet nasceu da mesma forma. Não havia interatividade. Os sites simplesmente apresentavam informações. O usuário não tinha qualquer controle sobre o diálogo. Surgiu, então, o CONCEITO WEB 2.0. Nela, encaixam-se os Blogs, chats, youtubes, Orkuts, Facebooks e SecondLifes da vida.

Estes novos espaços são definidos por sua interatividade e constante troca de informação, sem que haja um indivíduo específico controlando e restringindo o diálogo. Ou seja, não existe o panóptico, pois todos podem se ver e ouvir mutuamente. Foulcalt não previa isso.

Após esta extensa explanação, sigo com meu raciocínio...Não quero, por meio deste, representar o panóptico, mas sim a WEB 2.0. Portanto levarei a discussão e o debate sobre a CPI (e estão todos convidados) para a página de “comentários”. Quem conhece o Blog do Pedro Dória já deve estar familiarizado com os Open Thread’s constantemente promovidos naquelas terras.

Se me contentasse apenas um expor minhas idéias sobre o tema desta enquete, estaria seguindo um modelo do qual não concordo. Já expus meu voto, mas o por que é um tema mais aberto. Não seria justo apenas falar. Também quero ouvir.

Open Thread’s são o resumo do NÃO-panóptico. Todos falam, todos são ouvidos. Já falei demais. Open Thread CPI e outros temas.

Nenhum comentário: