quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Open Thread CPI (e outras questões)

Degladiem-se como quiserem...

5 comentários:

Bruno Macchiute disse...

Vou inaugurar...

Confesso que fiquei um pouco surpreso pelo resultado da enquete. Sinceramente, estava esperando que a alternativa “Não. Deputados e Senadores devem legislar. Deixe as investigações à Polícia Federal, que é o trabalho deles” ganhasse de lavada. Não ganhou. Perdeu, inclusive, até da alternativa mais pragmática, a 3.

E aí, chicão, qual é a sua opinião?

Chico Trigo disse...

É guerra? Tá me provocando, rapá?

Bom, sou um cara moderado, e talvez por isso minha opinião sucitará grandes questionamentos.

CPI. A CPI, caros, é um intrumento importantíssimo que jamais deve ser ignorado. Os congressistas podem e, vez por outra, devem investigar seus "colegas". Ela, até onde a compete, pode punir os incólumes políticos. Substitui a justiça, lerda e branda: injusta, no fim das contas!

Agora, os contras!

Não votei em "sim" apenas pelo capcioso "assiduamente" na pergunta. Como frisou o Barata, a CPI é um ato excepcional, legisladores têm q lesgislar, prioritariamente! Temos reformas, mais reformas, emendas e MPs para serem votadas. O Brasil segue - e cresce. Eles dormem. O Brasil, então, cresce se arrastando, devagar como uma lesma.


Seria ótimo um "não importa desde q façam certo". Esta, na teoria, é sem dúvida a resposta correta. Mas eles não fazem certo. Suas CPIS, qndo não servem como uma resposta às pressões da mídia, servem como plataforma. Assim, deixam de ser deputados e arriscam um Senado, ou Governo. Estendi-me. Por isso, no fim desta merda de texto, digo q votei em "não devem tão ASSIDUAMENTEFAZER".

Existem outras razões para esta minha opinião, como falta de eficácia, blá-blá-blá, mas não vou explicá-las. Porém escrevo isto às 02h da madruga e depois do trabalho. Tô cansado, papai urso.

Chico Trigo disse...

*minha opinião NAO suscitará grandes questionamentos"

Anônimo disse...

Mais uma vezes, tenho a honra de oferecer mais um comentário.
O colunista chicao, como grande parte dos jornalistas, desvirtuou o meu comentário.
Não é por se tratar de uma função atípica do legislativo que as CPI's deveriam ser utilizadas eventulamente. Não seria crível, à título de ilustração, que o Poder Executivo, em sua função atípica "jurisdicional", deixassem de julgar os processos administrativos do INSS quando o desejassem.
Ao contrário! Entendo que este instrumento - atípico - autorizado consitucionalmente, deve ser sempre utilizado, apurando todas as notícias de, eventual, crime de responsabilidade política, assim como é obrigação das policías (Civil e Federal)investigar todos os chamados crime comuns (execetuados os crimes de ação penal de inciativa privada, ex: estupro).
Desta forma, sim as CPI's e não a imprensa irresponsável!

Anônimo disse...

Devo lembrar que os crimes de ação penal de iniciativa pública, em prol da proteção da privacidade e intimidade, da vítima necessitam de sua autorização!