terça-feira, 4 de março de 2008

Colômbia invade, denuncia, mas não prova nada

Um guerrilheiro é morto em território equatoriano pelo exército colombiano. Uma injustificável invasão, por parte da Colômbia, agravada pelo fator bélico e militar envolvido na operação. Isto, por si só, já é grave. Motivo de manchetes.

Por outro lado, a Colômbia diz ter encontrado um computador contendo mensagens de Hugo Chavez sobre uma suposta doação de US$300.000,00 ao grupo narcotraficante (já imagino uma conversa descontraída entre o Presidente da Venezuela e o segundo em comando das Farc pelo MSN, na rede wireless, no meio da floresta). Ninguém viu este tal computador ou sabe qualquer coisa sobre seu conteúdo. Ate agora não passa de uma acusação vazia e perigosa, seja verdadeira ou não.

Para completar, lembremos - sem nenhuma prova concreta - o globo.com estampa no alto de sua página "Equador e Farc estabeleceram 'governo conjunto', denuncia Colômbia".

Será que estou sendo chato? Ou será que esta manchete é simplesmente um estardalhaço tendencioso? Não deveríamos deixar claro para os leitores que não há nenhuma prova, e que uma acusação deste tipo é passível de retaliação? Talvez devêssemos ter "Colômbia acusa Equador e Farc de estabelecerem governo conjunto, mas não apresenta provas", um título muito mais próximo do que de fato está acontecendo.

Apesar disso, não duvido muito que haja uma ligação entre FARC e Venezuela. Mas só poderei estampar na machete algo do tipo quando tiver certeza.

Nenhum comentário: