segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

CIA, o mundo e o Brasil!

“Jango foi assassinado por um complô entre CIA e Ditadura”. Num primeiro momento, a acusação ricocheteia nos ouvidos e passa sem reflexão. É coisa de comunista ou dessas pessoas aficionadas em teorias conspiratórias, pensamos. E talvez seja.

Contudo, o passado intervencionista da Central Intelligence Agency mais do que a credencia para tal. A instituição norte-americana é culpada confessa em diversos Golpes pelo mundo. Desde sua crição, em 1947, pelo então presidente Harry Truman (REP), nenhum país ficou de fora do espectro beligerante da Agência. Muito menos o Brasil.

O colapsado Iraque aparece como melhor e mais atual exemplo de seus espúrios métodos. Lá, a CIA age desde 1963, quando tacitamente promoveu Golpe Militar, colocando general Abdul Salam Arif no poder. Três anos depois, após uma análise do país, a decisão: hora de patrocinar novo golpe, desta vez pondo o irmão de Abdul, Ahmed Hassan Al-Bakr, no trono.

General posto, general deposto. Al-Bakr, nos anos 70, aproximou-se da União Soviética. E - pasmem! -, foi seu vice, Saddam Hussein, quem assumiu o poder, com todo apoio dos EUA. Tido como “aliado” pela CIA, Saddam foi financiado pela Agência na Guerra Irã-Iraque, entre 80 e 88. Dois anos depois, Saddam já era um atroz terrorista, e arquiinimigo na Guerra do Golfo. Há poucos anos, a CIA alardeou o mundo com “as armas de destruição em massa” do país. Guerra!

Pelo Oriente Médio, a Agência ainda derrubou regimes no Irã, que até bem pouco tempo “enriquecia urânio” , e Afeganistão. A alguns quilômetros, no Vietnã, a Agência noticiou certa vez que dois navios americanos foram alvejados por vietnamitas. Anos depois a nota foi desmentida pelo próprio Secretário de Defesa, McNamara. “Foi um engano”,disse. Mas já era tarde, os EUA amargavam mais uma Guerra.

Na América Latina, articulou e financiou a queda de Salvador Alende, que se suicidou (?!). Guatemala e Nicarágua também foram alvos de suas intervenções. A Fidel, são incontáveis tentativas frustradas de assassinato (grande parte revelada recentemente). Chávez, semana passada, acusou a CIA e a Colômbia de “conspiração bélica” contra Venezuela. A mídia o chama de maluco. A mídia, aliás, foi determinante e legitimadora de todas as incursões anteriores da Agência pelo mundo.

Voltando a CIA. No Brasil, participou cerebralmente do Golpe de 64. E agora surge a notícia de que matou Jango, aumentando também os rumores de que teria assassinado ainda JK e Lacerda. Mas isso é coisa de comunista ou dessas pessoas aficionadas em teorias conspiratórias. Pode ser. Mas pelo sim, pelo não, eu diria que...
(CENSURADO)

Um comentário:

Anônimo disse...

Não duvido nada que tenha dedo da cia nessa história do Jango. O medo do comunismo e a política beligrante dos Eua os fez o país mais odiado do mundo. Fogo nesses Ianques!!!