sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

EUA podem intoxicar atmosfera

A notícia não foi plantada por espiões russos, tampouco por Hugo Chávez ou Ahmadinejad. Ela saíu fresquinha da agência AFP. Escorados em funcionário do alto escalão do governo norte-americano, foi divulgado que o Pentágono estaria preocupadíssimo com a iminente queda de um de seus "satélite-espiões".

Previsto para cair nas próximas semanas, a sonda poderia contaminar a atmosfera da Terra, uma vez que ela é composta de hidrazina, um combustível de foguetes cujo cheiro lembra a amônia e é tóxico ao contato direto.

O Pentágono, porém, evitou transparecer desespero, embora tenha confirmado o possível incidente. "O Departamento de Defesa está seguindo atentamente a situação", disse a tenente-coronel Karem Finn à AFP

O informe ficou nisso. A oficial recusou-se a revelar o tipo do satélite e a confirmar seu conteúdo. Os EUA possuem uma vasta rede de sondas de monitoramento , conhecidas como "espiões". Estes têm a capacidade de realizar ataques do espaço com precisão cirúrgica. Contudo, os “satélite-espiões” são tidos como segredos de Estado, e sua finalidade impublicável.

Em sua matéria, a AFP relembra o caso de um satélite-espião soviético, movido a reator nuclear, que caiu numa imensa área desértica no Canadá, em 1978. O episódio não gerou grande repercussão.

Já no caso dos EUA, não sei não. Imaginem se a sonda cai no Irã, ou na Venezuela? Ou se ela realmente é rica em gases tóxicos? Ê, satélite sem sorte, definitivamente não nasceu com a bunda-pra-lua!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom, foda-se.

Vc não sabe nem do começo. Vamos te escravizar!